martes, 17 de marzo de 2009

Manifesto tradicionalista

Mais em http://zolotujin.blogspot.com/

Tradicionalistas não tanto radicais defendem a participação de artistas nacionais no rodeio de Vacaria, em janeiro de 2008. Em 2006 tivemos show de Zezé Di Camargo e Luciano, que foi o show de maior lotação do evento, e gerou as maiores discussões politicas-tradicionalitas, de ideologias, de cultura, etc
Alguns tradicionalistas foram consultados, já que o MTG é um espelho (ou deveria de ser) dos tradicionalistas participantes dos CTGs por ai afora.

As vezes a função do Movimento se inverte e ao invés de acontecer de "baixo para cima" (como Paixão Cortes diz que foram suas primeiras intenções), hoje em dia elas estão acontecendo de "cima para baixo", onde os mandantes do Movimento (supostos intelectuais) mandam nos tradicionalistas e simpatizantes, forçando as vezes culturas "ditadoras" ao invés de democracia tradicionalista e integração nacional de culturas.
João dos Santos, de Soledade, patrão de um CTG de lá, defende a integração nacional, ainda mais em Vacaria, dizendo: O MTG defende e sempre defendeu que nossos CTGs se apresentem e levem nossas culturas para eventos nacionais como Barretos, festivais nacionais de culturas, eventos internacionais, etc.

Acho que o MTG ao invés de só exportar cultura deva realizar uma integração nacional, pois acima de tudo somos gaúchos, mas brasileiros. Todos os artistas nacionais que chegaram em Vacaria foram super-bem recebidos e ao mesmo tempo fomos super-bem respeitados por eles, onde muitos deles inclusive possuem terras no RS, criando seus gados aqui. Ou seja, eles gostam do RS e não quem que o RS seja manos que um estado GAÚCHO. Somos respeitado por todos, e não desrespeitados.

Os que mais desrespeitam nossa cultura gaúcha são os próprios gaúchos, principalmente os mais novos. Esses sim o MTG deveria trabalhar em cima, em prol do dimensionamento da cultura, e não da exclusão cultural!"
Amanda Antunes, de Lages, dançarina de um CTG também dá sua opinião: Existem tantas falhas no Movimento tradicionalista gaúcho, tanto do RS quanto de SC, que acho muito abuso da parte deles se envolverem com a música.

O MTG não tem critérios e nem padrões para se envolver e optar na música, nem gaúcha, e muito menos brasileira. Como eles sabem, que aquela música é brasileira mesmo ou não? Suas funções são com a cultura gaúcha, não brasileira.

Eles já pecam com as danças, valorizando estilizações, mudanças de critérios de julgamento ano após ano. Eles abominam os livros do Paixão Cortes em seus rodeios, imagina então se possuem critérios concretos para analisar a música gaúcha, quem dirá a brasileira? para isso temos os Institutos de música, IGTFs, etc. Órgãos acima do MTG."
Já Carlos Andrade Paim, de Vacaria, instrutor de danças de salão e de invernadas artísticas, conclui: Sou gaúcho, e ou vacariano.

O rodeio de vacaria é patrimônio cultural do estado, aprovado pelos políticos. Ou seja, é mais importante que o MTG. O rodeio de vacaria sai mesmo que o MTG não deixe, pois é parte da cultura estadual, e do Brasil.

Para Vacaria temos participantes de todos os cantos do estado, do Brasil e do Mundo. Tivemos norte-americanos já gineteando aqui, temos shows de danças da Argentina, do Paraguai, do Chile e do México.

Temos estandes de Barretos no parque, e este está sempre lotado. Temos festivais de música nativista para os músicos do estado. temos os shows na concha acústica. temos bailes no "lonão". Ou seja, temos espaço para todos.

O rodeio de vacaria não é feito somente para tradicionalistas. Ele é feito para tradicionalistas, para curiosos, pesquisadores, participantes, simpatizantes, para Brasileiros e para gente de qualquer lugar. Não vejo como uma afronta a nossa cultura, então, um show nacional em nosso evento.

Nossa captação de recursos é federal, de órgãos acima do MTG. pela LIC, acima do MTG. Sendo nacional nossa captação de recursos, nada mais justo do que ter shows nacionais em nosso evento. Ainda mais que o show é fechado, na cancha totalmente isolada. É cobrado ingresso, não é um show oferecido ao público.

É um evento VENDIDO aos participantes, que quiserem ir. Eu irei, de certeza. E irei pilchado, para mostrar que sou gaúcho, independente do tipo de música que escuto. Em casa escuto de tudo, porque num rodeio também não poderei escutar de tudo? Não serei menos gaúcho por isso, nem menos tradicionalista. Nossa cultura é algo muito intimo, não esta em CASCAS. É algo de CERNE. Não é uma pilcha que dirá que sou ou não gaúcho.
E Rogério Oliveira, de Porto Alegre ainda conclui sua opinião: Nossa tradição tem que deixar de ser apenas dependente de instituições. Nossa tradição é feita para o povo.
Então porque sempre que eventos são feitos para o povo, o movimento se para contrário? O MTG, junto com o ENART, nem aceita as danças que são dançadas em Vacaria, fiéis aos ensinamentos de Paixão Cortes. Vacaria é o único reduto dessas danças. Se esses participantes daqui, forem ao ENART, não poderão dançar e nem se classificarão por que não estão dentro DAS CARTILIAS DO MTG, mesmo que o Paixão diga o contrário.
Então porque o movimento quer tanto se envolver com vacaria, proibindo e liberando? Obvio que para tomar conta, só pode.
O Gaúcho pode tomar o Brasil, e porque culturas brasileiras não podem se integrar com as nossas? O gaúcho é brasileiro. Isso é ditadura, é imposição. Não sou gaúcho para isso. Sou a favor das diversas culturas.
Cultura não é cultura sendo isolada do mundo, ainda mais em épocas de globalização e de tecnologia. Se um show nacional (Cesar Menotti e Fabiano, por exemplo) vier prejudicar nossa TRADIÇÃO é porque o MOVIMENTO (MTG) é o fraco.
Gaúcho que é gaúcho escuta todo tipo de musica e não se vende. Não deixarei de escutar e de querer ver MARENCO , por exemplo, só porque fui num show da Ivete, ou algo assim.
Sempre escutarei meu CESAR OLIVEIRA E ROGERIO MELO, que também terão espaço no rodeio de Vacaria, de certeza. Porque shows internacionais podem e show nacional não? Por mais que um show de danças argentinas também tenha tudo a ver com nossa cultura, não é gaúcho do RS. Critérios são critérios.
Nosso rodeio de Vacaria é internacional. Então que venham shows nacionais e internacionais, sempre. Temos um publico lá em vacaria que não é tradicionalista. Isso é bom. E integração tem que ser feita. Chega de mandantes e de ditadura tradicionalista. temos de ter opinião acima de supostos "cultos" da tradição
Fonte:Portal do Gaúcho e Jornal do comércio - Vacaria/RS - Outubro de 2007

NOTA DO EDITOR:

Aconselhamos a essas pessoas que se dizem tradicionalistas, pois não o são a lerem a Carta de Princípios de Glaucus Saraiva, e imagino que ela esteja em seus estatutos, como artigo n.º 1, então como sempre dizemos ninguém é preciso fazer o que não queira; é só mudar seus estatutos e deixarem de serem CTG, façam como Barretos que destruiu a Cultura Caipira, em detrimento da americana e por interesses comerciais, aonde o interesse comercial imperar, têm que deixar de ser CTG e adotar outro nome.

Vacaria a muito tempo deixou de ser verdadeiramente tradicionalista.Agora é um evento comercial, se quiserem continuar assim , não têm problema, peçam desfiliação e bateremos palmas por sua atitude e CORAGEM.

No hay comentarios.: